Minha vidinha de publicitária

Saudações aos amigos que sentem falta de me “acompanhar” aqui pelo blog…

Algumas pessoas me questionaram sobre o meu silêncio por aqui nos últimos tempos e eu tenho que admitir que eu mesma tenho pensando muito nisso, então, lá vamos nós.

Engraçado, no início do ano escrevi aqui que uma de minhas metas era fazer mestrado em Cinema, mas os ventos que sopraram me levaram pra outra praia chamada internet.

Por isso tenho dedicado muito tempo ao conhecimento desta ferramenta.

Hoje, existe uma tendência de alguns profissionais acreditarem que na web tudo pode. Eu diria que se existisse uma bíblia da internet, nela com certeza teria um versículo dizendo “Tudo te é permitido, mas nem tudo te convém.”

Por exemplo, erros de ortografia são permitidos, mas com certeza nem sempre é conveniente, não? Existe uma coisinha chamada “Planejamento Estratégico” que passa batido por quem não entende a complexidade e as possibilidades que o mundo virtual pode proporcionar.

Azul é uma cor bonita, é a cor do meu time também, mas isso não significa que seja a cor indicada para um site de comida mexicana, ou ainda, eu acho muito criativo fazer brincadeiras com letras e fonemas, mas será que “advokacia”, escrita dessa forma, seria coerente pra um site de advogados???

Alguns podem achar óbvio o que estou escrevendo, eu também achava que era até ser questionada na minha competência como publicitária por criticar esse tipo de pensamento de que na internet “vai de qualquer jeito”, ou como diria minha falecida vó “vadequaquerajeito”.

Pois é, posso dizer uma coisa com toda certeza, eu dediquei sete anos de estudo para a publicidade. Estudei comportamento do consumidor, planejamento, estética, mídia, produção gráfica e eletrônica, cinema, redação e fotografia publicitária, entre outras várias matérias, e sabe o que eu aprendi?

QUE NADA “VADEQUAQUERAJEITO” MEU IRMÃO!!!!

Não importa se é na internet, na TV, no rádio, no jornal, no panfleto, no PDV, tudo precisa de planejamento, de cuidado, cada detalhe é importante na forma de se comunicar com as pessoas.

Trabalhar com web também não é só fazer site bonitinho pro cliente olhar e encher o olhinho. É dar assessoria, é avaliar onde a marca dele deve ser posicionada,  é entender as necessidades dele como um todo.

Hoje, com a quantidade de material que existe na internet, qualquer um pode se preparar pra entender melhor o mercado, o comportamento das pessoas, as necessidades, as ferramentas, eu não estou aqui dizendo que sou melhor porque me formei, até porque existem vários profissionais maravilhosos que não tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade, mas que tem o dom, tem a dedicação de ler, de buscar informações, enquanto tantos colegas que inclusive se formaram comigo, não sabem NADA, absolutamente nada sobre o que é comunicação social.

Claro, também tem muita gente ruim, que além de ser ruim, não tem formação nenhuma (PRONTO, FALEI!!)

E as redes sociais hein…

Bem, quanto ao Twitter, Facebook, Foursquare, Formspring e tantas outras redes socias que viraram febre…

Preciso confessar uma coisa sobre isso. Sabe quando tem aquele bolo de chocolate na tua casa e de maneira quase compulsiva tu come ele até ficar naquele estágio que não consegue nem olhar pro prato?

“Pois então…oláá, meu nome é Poliana e fazem alguns vários dias que eu não escrevo no meu twitter.”

Gente, as redes socias me causaram ojeriza nos últimos tempos, acho que foi o acúmulo de gente chata escrevendo que vai ao banheiro, que vai almoçar, que vai dormir, que extraiu um dente, que visitou a avó, enfim…

Mas, apesar dos pesares, não podemos negar que estas ferramentas trazem grandes benefícios pra quem sabe usá-las da maneira correta. E até aqui é necessário usar de estratégia!!!

Tá, eu já devaneei demais por hoje…

 

 

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “Minha vidinha de publicitária

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s