Dizer ou não dizer

Pois é, eis uma dúvida que certamente assola milhões de pessoas em milhões de situações: falar ou calar.

Existem momentos em que fica evidente a necessidade do silêncio, mas tem horas que a palavra quase pula de nossa boca, o que fazer?

Esses dias estava com uma vontade insuportável de dizer algo para uma pessoa, mas me controlei muito e acabei não dizendo o que sentia. Fiz certo?

Dizer o que penso é fácil, mas dizer o que sinto, muito difícil.

Existe uma pseudo segurança em silenciar os sentimentos, uma ilusão de que isso nos protege, mas não seria mais seguro dizer a verdade e encarar as consequências disso?

Acho que perdí um pouco da minha coragem com o tempo, lembro que há alguns anos atrás eu não temia falar abertamente do que estava sentindo e o mais incrível, sempre me sentí bem por ser assim, em que momento da vida deixei isso pelo caminho?

Tentando compreender as razões pelas quais alguém sente medo de expor seus mais nobres sentimentos, cheguei ao seguinte diagrama:


“O Coveiro”, obviamente, representa o medo que você tem de que enterrem seus sentimentos com uma pá, como se fosse algo que devesse ficar escondido.

“Gás tóxico” é a representação do medo que você tem de que seu sentimento sufoque a outra pessoa.

“Totalmente proíbido” é o medo que você sente de que do ponto de vista do outro o seu sentimento seja um absurdo, algo fora de questão,”no chance” total.

“Franco atirador” é o que representa o medo que você tem de que seu sentimento seja assassinado pelo “não sentimento do outro”.

“Situação caótica” é o medo de que a pessoa não reaja bem ao saber do seu sentimento e se crie uma “clima estranho” entre vocês.

“Lixo” é isso mesmo que vocês estão pensando. Do tipo “…você jogou fora o amor que eu te dei, o sonho que sonhei…”, blarg!

E é por isso que tememos falar e acabamos muitas vezes dando um sorriso amarelo e mudando de assunto, antes que as palavras pulem pelas nossas bocas e estapeiem a pessoa sem dó, nem piedade.

Seja o que Deus quiser!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s